• 11 3724-9414 / 11 3724-9416 / 11 91313-3634 (WhatsApp)
  • contato@artphoto.com.br
  • Seg - Sex: 08:30 - 18:30
21/07/2022

Com a evolução da tecnologia, a digitalização de obras de arte se tornou mais acessível para a produção e preservação do acervo do artista. A digitalização de obras de arte deve ser feita por uma empresa e profissionais que entendam do processo fine art, pois não se trata apenas de uma digitalização simplesmente, ela deve atender aos pré-requisitos do processo de impressão fine art. 

Método utilizado para digitalização de obras de arte 

Na ArtPhoto Printing, o recurso utilizado para a digitalização de obras de arte conta com Scanner da marca Epson “Expression 12000 XL” para digitalização e originais até o formato A2. O Scanner é recomendado para a digitalização de várias expressões artísticas como ilustrações, aquarelas, pinturas e também negativos ou cromos.  A resolução da digitalização em 1200 dpi; a saída de arquivo é em TIFF, formato de gravação que preserva todas as informações do arquivo inicial, permitindo ampliações de sua arte em grandes formatos, com alta qualidade. 

O canal de cor utilizado é a RGB, sistema que também é designado por cor-luz, utilizado em objetos eminentes de luz como monitores de computador, televisão, câmeras digitais e o Scanner.  

Quais originais podem ser digitalizadas? 

Aquarelas, desenhos à carvão, lápis colorido ou pastel, colagens, gravuras, ilustrações, pinturas à óleo ou acrílica, além de fotografias, cromos e negativos, jornais, livros os quais se queira preservar ao longo do tempo. 

Importante lembrar que o processo traz, inclusive, a textura do próprio suporte na digitalização de obras de arte. Precisão, resolução e consistência de cores são os principais requisitos, os quais são alcançados nesse processo. 

O processo continua no Pós digitalização das obras de arte 

Redução de ruídos, correção cromática são ajustes necessários e devem ser realizados pelo profissional habilitado. A prova de impressão e confronto com o original são necessárias para que o artista possa confortavelmente checar e aprovar o processo por completo. 

Vantagens da digitalização de obras de arte 

Maior visibilidade nas redes sociais; 

Preservação do acervo do artista, mantendo o arquivo da obra em alta resolução; 

Reprodução da arte conforme projeto do artista; 

Uso em catálogos ou livros de arte. 

A ArtPhoto pode assessorar nas etapas desde a curadoria das obras a serem digitalizadas como também no planejamento do processo de reprodução da obra de arte. 

  

Digitalizar obras de arte não é o mesmo que digitalizar documentos 

Diferentemente da digitalização de documentos – processo em que os arquivos analógicos (papeis) são simplesmente convertidos para meios digitais, facilitando o armazenamento de documentos pessoais ou empresariais, a digitalização de obras de arte deve ser realizada por empresas e profissionais capacitados a realizar esse processo.  

Obras acima do formato A2 

Para obras acima desse formato recomenda-se o uso da fotografia digital a ser realizada por profissionais habilitados. Se o desejo for a impressão fine art, solicite que o arquivo seja gerado em RGB, TIFF, 300 dpi. Recomenda-se também a realização de prova de impressão para a checagem e aprovação do artista. 

  • Telefone:
    11 3724-9414 / 11 3724-9416 / 11 91313-3634 (WhatsApp)

  • Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 1021
    Alto de Pinheiros
    São Paulo - SP

Sobre Nós

Artphoto - São Paulo - SP

Impressão fine art, portfólios personalizados, digitalização de imagens, adesivação sobre foamboard, corte e montagem com passe-partout e soluções para decoração e ambientação.

Redes Sociais
Localização

Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 1021
Alto de Pinheiros
São Paulo - SP
11 3724-9414 / 11 3724-9416 / 11 91313-3634 (WhatsApp)
contato@artphoto.com.br

Todos os direitos reservados - © 2022
Criação de Sites - Otimização de Sites (SEO) RGB Comunicação
Botão com ícone do Whatsapp